A importância da comunicação na infância em tempos de pandemia

Durante a infância provavelmente o nosso maior desafio seja o de se comunicar. Quando uma criança necessita de algo, os seus grunhidos, choros e caretas são a forma de dizer o que precisam. Então, crescemos e descobrimos outros meios de se fazer entendido, através de palavras ou estímulos visuais. Isso mostra que a comunicação é a base para as relações humanas, é o fio que nos conecta.
E de repente, o isolamento social chega e esquecemos que uma simples conversa, poderia resolver os nossos problemas. Muitos responsáveis se sentem confusos em como interagir com o filho neste momento que ele se sente frustrado por não poder sair, ver os amigos e ir à escola, por isso é importante que se mostrem dispostos à conversa com a disponibilidade de escuta, ou até mesmo estabeleçam um momento para interação e bate-papo em família.
É necessário incentivar crianças e adolescentes a se expressarem, caso não consigam através de palavras, que façam isso de forma artística, pintando, dançando, cantando ou encenando.
O educador César Mazari desenvolveu um exercício como forma de incentivo para que os educandos explorem o seu poder expressivo em todo o seu potencial. “O exercício [...] traz um desafio para que os educandos façam uma pequena cena deixando de lado a nossa língua portuguesa e passem a utilizar a língua do “blá blá blá”. Dessa forma percebemos que a comunicação vai além da nossa língua, quando conversamos usamos todo o corpo, expressões faciais e corporais.”
Os educandos não perderam a oportunidade e se jogaram na atuação, rendendo cenas muito divertidas! E você pode ver algumas dessas atuações dignas de premiações em nossas redes sociais. Então acesse, veja e compartilhe:
Sobre Nós

Ajude nossa causa

Apoie essa causa
Últimas Notícias

Coral da Casa das Mangueiras na Convenção 2020 da RTE Rodonaves
Saiba Mais

Projeto SUSTENT’ARTE
Saiba Mais

1º Workshop de Panificação Artesanal
Saiba Mais