Folha Esquerda Folha Direita

Casa das Mangueiras promove atividades pautadas no combate ao trabalho infantil

Uma oportunidade para: sensibilizar, informar, debater, refletir e desenvolver ações de combate à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Uma oportunidade para: sensibilizar, informar, debater, refletir e desenvolver ações de combate à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

15/07/21 às 10:00

O objetivo do desenvolvimento do tema: 

 

"O projeto busca proporcionar momentos de reflexão entre os responsáveis e os educandos, para eles refletirem sobre a importância da criança e do adolescente vivenciarem cada etapa do seu desenvolvimento.”, explica Andrea Reis, coordenadora pedagógica da instituição.

 

Gabriel Guimarães, gestor da Casa, acrescenta: "o objetivo não é estigmatizar o trabalho, ao contrário, é valioso às crianças, aos adolescentes e às famílias amadurecerem sobre a relação do trabalho e do esforço profissional com a qualidade de vida. Uma vez compreendida a importância do trabalho para o exercício da cidadania, o interesse pelo mercado, pelas demandas profissionais em ascendência e pela independência econômica serão naturais." 


 

O cenário do trabalho infantil durante a pandemia: 

 

"Pela primeira vez, em duas décadas, o trabalho infantil aumentou: um dos efeitos do fechamento das escolas durante a pandemia! Não se trata das funções e tarefas que toda criança deve assumir, conforme a sua fase de desenvolvimento, desde a contribuição nos afazeres domésticos até projetos dentro da sua comunidade (escolar, religiosa, esportiva e etc.). A situação de precariedade, casos de exploração, em que a criança é utilizada sem o devido respeito a sua dignidade, gera, entre outros graves problemas, a evasão escolar, a exposição à violência e, futuramente, a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho pelas faltas no desenvolvimento.”, reforçou Amaranta Torcato, vice-presidente da Casa.  


 

O debate será levado ao conhecimento do público: 

 

A instituição abastecerá as suas redes sociais com os registros das atividades feitas de forma remota e com as entrevistas da equipe técnica da instituição: a coordenadora pedagógica Andrea Reis; o assistente social João Gabriel Manzi e a psicóloga Thais Cruz

 

Acesse nossas redes para as novas informações:

Facebook: Casa das Mangueiras

Youtube: Casa das Mangueiras

Instagram: @casadasmangueirasrp

Receba novidades no e-mail

Preencha o seu nome e e-mail para receber notícias da Casa das Mangueiras

Loading Icon