Folha Esquerda Folha Direita

Brincar fortalece vínculos entre pais e filhos

Conexão entre pais e filhos durante as brincadeiras é essencial na infância
Conexão entre pais e filhos durante as brincadeiras é essencial na infância

06/01/21 às 15:02

Brincar é fundamental! Para a criança, funciona como um ensaio sobre o mundo. É onde ela pode desenvolver e ampliar suas percepções acerca de seu universo. Para os pais, um momento de formar vínculos, ser participativo na vida dos filhos e até mesmo soltar um pouco a imaginação e descarregar o estresse. 

Para os pais, estarem presentes nesta atividade ajuda a reforçar a afetividade, a confiança, o companheirismo, a cumplicidade. Ou seja, estreita a relação. 

O ATO DE BRINCAR É SEMPRE UM FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, assim como os serviços prestados pela Casa das Mangueiras. A instituição sempre aconselhou os cuidadores para serem atenciosos em suas relações com os filhos, e principalmente agora durante a pandemia em que se passa muito tempo juntos em casa. Em nossas redes disponibilizamos dicas para passar o tempo na quarentena e manter a saúde mental.

Para muitos pais, entregar-se a essa atividade lúdica com os filhos não é tão simples assim. Alguns não conseguem se desprender das suas responsabilidades e separar um tempo para brincar. Vale a pena investir algumas horas no mundo mágico deles e deixar os pensamentos livres e soltos.

Durante as oficinas online, os educadores procuram promover essa interação lúdica dos responsáveis com a criança. Por exemplo, na oficina de danças urbanas durante a semana do dia das mães em 2020, a educadora Aline coreografou uma dança para ser realizada em parceria com pais, o que rendeu momentos divertidos e harmônicos entre família ao som de Trem Bala da cantora Ana Vilela.

 

Receba novidades no e-mail

Preencha o seu nome e e-mail para receber notícias da Casa das Mangueiras

Loading Icon