Folha Esquerda Folha Direita

A importância da comunicação na infância em tempos de pandemia

O educador César Mazari da oficina de Artes Cênicas em suas atividades online trouxe um desafio para os educandos, o exercício “blá blá blá”
O educador César Mazari da oficina de Artes Cênicas em suas atividades online trouxe um desafio para os educandos, o exercício “blá blá blá”

06/01/21 às 15:22

 

Durante a infância provavelmente o nosso maior desafio seja o de se comunicar. Quando uma criança necessita de algo, os seus grunhidos, choros e caretas são a forma de dizer o que precisam. Então, crescemos e descobrimos outros meios de se fazer entendido, através de palavras ou estímulos visuais. Isso mostra que a comunicação é a base para as relações humanas, é o fio que nos conecta.

E de repente, o isolamento social chega e esquecemos que uma simples conversa, poderia resolver os nossos problemas. Muitos responsáveis se sentem confusos em como interagir com o filho neste momento que ele se sente frustrado por não poder sair, ver os amigos e ir à escola, por isso é importante que se mostrem dispostos à conversa com a disponibilidade de escuta, ou até mesmo estabeleçam um momento para interação e bate-papo em família. 

É necessário incentivar crianças e adolescentes a se expressarem, caso não consigam através de palavras, que façam isso de forma artística, pintando, dançando, cantando ou encenando.

O educador César Mazari desenvolveu um exercício como forma de incentivo para que os educandos explorem o seu poder expressivo em todo o seu potencial. “O exercício [...] traz um desafio para que os educandos façam uma pequena cena deixando de lado a nossa língua portuguesa e passem a utilizar a língua do “blá blá blá”. Dessa forma percebemos que a comunicação vai além da nossa língua, quando conversamos usamos todo o corpo, expressões faciais e corporais.”

Os educandos não perderam a oportunidade e se jogaram na atuação, rendendo cenas muito divertidas! E você pode ver algumas dessas atuações dignas de premiações em nossas redes sociais. Então acesse, veja e compartilhe:

Receba novidades no e-mail

Preencha o seu nome e e-mail para receber notícias da Casa das Mangueiras

Loading Icon