Em 1973, crianças e adolescentes foram encontrados em um posto policial de Ribeirão Preto, trancados em celas, vigiados por soldados e Um grupo de defesa dos direitos humanos aceitou o desafio para mudar a situação.
Junto com os próprios meninos e a comunidade, estas pessoas construíram uma casa de acolhida e educação – A Casa das Mangueiras, que se tornou uma experiência pioneira com meninos de rua, de 12 a 17 anos, autores de atos infracionais, inaugurada em 08/12/1973 – DIA DA JUSTIÇA. Foram os próprios meninos que escolheram o nome da casa em virtude da grande quantidade de mangueiras existentes no local.



Atualmente está localizada no Bairro de Vila Recreio, região da cidade de Ribeirão Preto com forte influência do tráfico de drogas.
Desenvolveu uma metodologia própria para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A casa das Mangueiras é um espaço de convivência e aprendizado, é movida pela opção pelo ser humano, pelo potencial das pessoas.
Desenvolve, há vários anos o Programa Onde a Vida tem Valor, que está alicerçado nestes princípios: Valorização da Vida, Valorização do Belo, Valorização da Cultura, Valorização da Esperança.
Oferece Oficinas de Produção Artística e Aprendizado: Oficina de Artes (Papel Reciclado, Velas Decorativas), Tapeçaria Ornamental e Horta, Jardim Cultivo em Vasos e Orquidário.
Com as crianças o trabalho é realizado através de Oficinas de Arte e Cultura: Artes Plásticas, História da Arte, Consciência Corporal, Brincar, Alfabetização e Acompanhamento Escolar, Dança, Oficinas de Texto e Jogos Educativos/Iniciação ao Teatro, Biblioteca, Iniciação Musical, Esportes, Lazer, entre outras.
A organização Vida Nova/ Escola Experimental Casa das Mangueiras atua na busca da redução de ocorrências de situação de vulnerabilidade social e na melhoria de qualidade de vida dos usuários e suas famílias.
Também na ampliação do acesso aos direitos socioassistênciais e para que haja redução do nível de violência, usando o diálogo na resolução de conflitos. Participa efetivamente na construção e no funcionamento do trabalho em rede, em especial em seu território de ação.
Através de parceria com universidade tem buscado facilitar o acesso ao Ensino Superior.
A casa das Mangueiras também participa ativamente, no que diz respeito às Políticas Públicas, na Área da Assistência Social e Criança e Adolescente, através de seus conselhos.
Acrescente-se que desde 1993 passou a atender também meninas.
Casa das Mangueiras
Rua Tupinambá, 1457 • Vila Recreio
CEP 14060-630 • Ribeirão Preto, SP
Fone (16) 3622-2141
Fax (16) 3622-4441 / (16) 3976-5454
casamangueiras@convex.com.br
Copyright© 2017 Casa das Mangueiras